De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

segunda-feira, março 16, 2015

Inovar local de visita falhado

1º etape Esposende a caminho de S. Bartolomeu do Mar
Dias 7 e 8mar15 - sábado/domingo
BRAGA - ESPOSENDE - SÃO BARTOLOMEU DO MAR - AVER_o_MAR
Mais um tempo soalheiro que antecipa a chegada da tão ansiada primavera.
Num percurso 'caseiro', chamados pelo anúncio da inauguração da orla costeira de São Bartolomeu do Mar, fomos atraídos para lá.
A chegada a Esposende local agradável mas um quanto barulhento à noite pelos 'aceleras' que na marginal passam em estridentes correrias, fomos ao encontro do Amigo Artur Castro que nos acompanhou.
À chegada ainda por lá proliferavam patrulhas da GNR já que o Presidente de Boliqueime havia zarpado momentos antes.
S. Bartolomeu do Mar - ''Obra'' inaugurada
Investimento de cerca de três milhões de Euros que viemos a compreender que não trouxe mais-valias em termos de estacionamento, pelo contrário... edificações derrubadas, barreiras de areia e vegetação e... cimento... muito cimento.
O Largo passou a 'peatonal'.
O parqueamento de viaturas haveria de ser reduzido, ora sendo nossa intenção ir em busca de alternativa a Aver-O-Mar, levou-nos a com alguma dificuldade fazer a manobra de retorno e regressar desta vez ao reduto que nos resta em Aver-O-Mar.
Para pernoitar aqui? Não dá...
Em São Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende, manda a tradição que no dia 24 de agosto as crianças mergulhem no mar, não uma vez mas várias e em número ímpar, para que fiquem livres de males como o medo, a gaguez ou a epilepsia.
O chamado banho-santo é um dos pontos altos da romaria da terra e, a prová-lo, a praia local voltou a encher-se de gente neste domingo. Apesar do frio e da temperatura gelada da água, as crianças foram levadas pelos familiares aos mergulhos, num ritual que termina depois, para cada uma delas, com três voltas à igreja, segurando um galo preto.
A superstição é antiga, remonta ao século XIX e tem origem numa lenda, segundo a qual todos os anos, precisamente no dia 24 de Agosto, o diabo anda à solta, só voltando ao mar quando anoitece. É esse o motivo para levar as crianças ao mar, durante o dia, para que aproveitem as águas 'puras' para se curarem de muitos males.
Alheias à crença dos familiares, as crianças nem sempre entram no mar de boa vontade. Mas, com mais ou menos paciência, foram no domingo deixadas nas mãos das duas pessoas encarregadas de as mergulhar, tarefa pela qual foi preciso pagar cinco euros por criança. Já o aluguer do galo preto para as voltas à igreja custava 7,5 euros.
Cumprida a manhã, à tarde a procissão a São Bartolomeu do Mar, padroeiro da terra, voltou a ser ponto de encontro obrigatório.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/sao-bartolomeu-do-mar-cumpriu-tradicao-dos-banhos-santos=f887008#ixzz3UT1VXzEZ

Aver-O-Mar - lado norte
Em face do cenário, decidimos inverter o sentido da viagem e passando de novo por Esposende acostar no parque já conhecido de Aver-O-Mar (lado norte).
 O dia soalheiro proporcionou mais um final de dia com algum vento e pouca ondulação no oceano.
 Com o tempo assim, há sempre quem venha fruir a beira mar.
 Um local imensamente calmo e sossegado.
Reordenamento costeiro no enorme areal onde até aqui ficavamos
Como que para 'matar saudades', a pé revisitamos toda a zona que está a ser objeto de reabilitação mas que a Câmara da Póvoa de Varzim já nos informou que deixará de receber AC... 
Com os inúmeros parqueamentos ainda disponíveis em Vila do Conde e a norte de Aver-O-Mar, continuaremos a ter onde estacionar sem ser incomodado por autarcas que não vêem nem querem ver o potencial económico que representa este nicho de turistas que são os autocaravanistas.
Dias 14 e 15mar15 - sábado e domingo
BRAGA - VILA DO CONDE - V.N.Famalicão - BRAGA
Vila do Conde
O lugar onde o coração se esconde/
é onde o vento norte corta luas brancas no azul do mar/
e o poeta solitário escolhe igreja para casar/
O lugar onde o coração se esconde/
é em dezembro o sol cortado pelo frio/
e à noite as luzes a alinhar o rio/
O lugar onde o coração se esconde/
é onde contra a casa soa o sino/
e dia a dia o homem soma o seu destino/
O lugar onde o coração se esconde/
é sobretudo agosto vento música raparigas em cabelo/
feira das sextas feiras gado pó e povo/
é onde se consente que nasça de novo/
àquele que foi jovem e belo/
mas o tempo a pouco e pouco arrefeceu/
O lugar onde o coração se esconde/
é o novo passado a ida para o liceu/
Mas onde fica e como é que se chama/
a terra do crepúsculo de algodão em rama/
das muitas procissões dos contra-luz no bar/
da surpresa violenta desse sempre renovado mar? O lugar onde o coração se esconde/
e a mulher eterna tem luz na fronte/
fica no norte e é vila do conde
«Portugal, sacro-profano lugar Vila do Conde», de Ruy Belo.
Uma vez mais escolhemos este fim de semana para fruir a simpática cidade de Vila do Conde, com o seu rio Ave onde os amantes de desportes naúticos proliferam. 
Foz do Ave - Vila do Conde

 Desta feita, os autocaravanistas enchiam por completo toda a zona envolvente da Foz do Ave.
O Convento de Sta Clara finalmente em fase de restauro

A canoagem - o desporto preferido pelos locais
 Não nos fatigamos de constantemente por cá passarmos e calcorrearmos as agradáveis artérias desta cidade ribeirinha.

Lotação esgotada
 Voltaremos por certo.
O Parque interior - repleto - o meu preferido por mais sossegado

Sem comentários: